Marcelino Gildo Alberto é o novo PCA da EDM

PCA da Electricidade de Moçambique_Marcelino Gildo_17062020
Qui, 18/06/2020 - 12:30

Marcelino Gildo Alberto é o novo Presidente do Conselho de Administração da Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM). A indicação foi feita esta quarta-feira, 17 de Junho de 2020, pelo Governo que se reunira em Sessão Ordinária de Conselho de Ministros, em Maputo.

Engenheiro de profissão, Marcelino Gildo Alberto, que vinha exercendo o cargo de Assessor do PCA, substitui no cargo o Eng. Aly Sicola Impija, exonerado na mesma Sessão do Conselho de Ministros.

Nos quadros da EDM desde 1993, o Eng. Marcelino Gildo já exerceu diversas funções na Empresa entre os quais a de Chefe de Departamento, Gestor de Projectos, Director de Projectos, Membro do Conselho de Administração, Assessor do Conselho de Administração e Assessor do PCA.

Tem um currículo muito vasto na área de engenharia em toda a cadeia de valor, desde a geração, transporte, distribuição e comercialização, tendo sido Gestor  do Projecto  da Motraco e esteve envolvido na concepção do projecto  Mphanda Nkuwa e da Espinha Dorsal (Linha de Transporte Tete- Maputo, vulgo STE).

Adicionalmente, tem um conhecimento profundo dos pelouros de Recursos Humanos, Tecnologias de Informação e Finanças, tendo presidido os projectos do Novo Sistema de Remunerações e outros Benefícios – VIDAC, Credelec Online e SIGEM (Sistema de Gestão Integrada da EDM).

Recentemente, coordenou a elaboração da Estratégia 2018-2028 e do Plano de Negócios 2020-2024.

Para além de Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e Pós-graduação em Gestão de Empresas (MBA), o Eng. Marcelino Gildo tem várias formações complementares e certificações em sistemas de controle automático, gestão de projectos, procurement, negociação de contratos internacionais, regimes regulatórios, gestão financeira, entre outros.

O Eng. Aly Sicola desempenhava as funções de Presidente do Conselho de Administração desde Dezembro de 2018, em substituição de Mateus Magala.

Atalhos