NAMÍBIA ALMEJA TER UMA RÉPLICA DA CENTRAL TERMOELÉCTRICA DE MAPUTO


A Presidente da Namíbia, Sua Excelência Netumbo Nandi-Ndaitwah, manifestou o interesse do seu país em construir uma réplica da Central Termoeléctrica de Maputo (CTM).
A estadista falava minutos após a visita efectuada no dia 19 de Maio, àquela infra-estrutura de produção de energia eléctrica.
“Como uma das líderes da SADC, posso manifestar em nome dos meus colegas, o desejo de ver investimentos desta natureza expandidos na nossa região, com vista a garantir a sua industrialização e nos tornarmos suficientes em termos de energia”, afirmou a Presidente da Namíbia.
Segundo Sua Excelência Netumbo Nandi-Ndaitwah, à semelhança de Moçambique, a Namíbia decidiu também apostar na energia misturada e, ao mesmo tempo, está a abraçar as energias renováveis com forma de impulsionar o desenvolvimento de sua economia nos próximos anos.
No entanto, a governante exortou a participação activa do sector privado da SADC, na materialização de projectos no sector energético africano.
“Os Governos não podem fazer isso sozinhos, e, por isso, convidamos o sector privado para se juntar a nós, afim de realizarmos o sonho de África, estimulado na Agenda África 2063, que consiste em ver o continente desenvolvido até 2063”, exortou a Presidente namibiana.
Por sua vez, o Ministro dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique, Sua Excelência Estevão Pale, disse, na ocasião, ser pertinente o reforço da cooperação económica com a Namíbia, sobretudo, no sector energético.
“Neste momento os nossos Governos decidiram que devem reforçar a cooperação nas várias áreas, incluindo na área de energia. Portanto, com a visita à Central Térmica de Maputo a Namíbia pretendia colher experiências daquilo que está a ser feito aqui em Moçambique”, referiu o Ministro.
